Efeitos Colaterais de uma Experiência no Exterior

Quando falamos em internacionalização da educação, geralmente pensamos somente em cursos no exterior. O aluno é matriculado em uma instituição de ensino superior, frequenta um período acadêmico pré determinado e retorna ao seu país de origem. Realmente esse é o foco principal. Os cursos tradicionais de longa duração continuam a atrair estudantes. Em um mundo em constante evolução, há grande demanda por alternativas aos cursos tradicionais de graduação, mestrado e doutorado. Com a velocidade das transformações em nossos dias, é crescente a demanda por cursos de curta duração – vários deles, – durante o período de formação acadêmica. Esse treinamento acadêmico, também chamado de estágio, proporciona ao participante a chance de terminar sua formação acadêmica com todas as ferramentas necessárias para sua inserção no mercado de trabalho.

Devemos considerar também outros fatores que ocorrem ao mesmo tempo e que contribuem tanto para a formação daquele indivíduo quanto as disciplinas cursadas. Mesmo que o intercâmbio seja para países de culturas semelhantes à de origem, sempre há diferenças. O clima no outro país é diferente, as relações interpessoais, comidas… enfim todo um conjunto de elementos além da sala de aula que demandam esforço de adaptação – o que antes era automático, agora exige esforço. Além disso, a oportunidade de trabalhar com colegas de outras nacionalidades enriquece exponencialmente o conteúdo aprendido, contribuindo assim para a formação de um indivíduo mais sensível às realidades ao redor de si, mais disposto a se adaptar a novas situações e, acima de tudo, mais pronto a aplicar soluções inovadoras para situações inesperadas.

No mundo atual é exatamente esse tipo de profissional que o mercado procura – alguém altamente especializado em sua área de atuação, mas que ao mesmo tempo possa resolver problemas rápida e eficientemente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s